Um dos tipos de iluminação que mais influenciam um ambiente é a iluminação de teto (lustres, pendentes, plafons, luzes embutidas etc.).
Aprenda a trabalhar com essa forma de iluminação e saiba como criar o efeito que você deseja em sua casa!
“1) Caso seu ambiente possua forro de gesso, utilizar luminárias de embutir tornam o ambiente bastante clean. O forro de gesso também pode ajudar bastante a iluminar pontos específicos do ambiente além de podermos também utilizá-lo para conseguirmos uma iluminação indireta.
Luminárias de embutir instaladas de acordo com o layout para iluminação da mesa de centro, mesas laterais e painel de couro fazem composição com rasgo no forro com iluminação indireta
2) O fato de utilizar o forro de gesso não te limita às luminárias de embutir. Por exemplo podemos utilizar pendentes mais rebuscados para contrastar com a atmosfera clean do forro ou até do mobiliário. O resultado fica bastante interessante.
Luminária diferenciada contrasta com atmosfera sóbria e clean do ambiente, deixando o espaço mais interessante.
3) O caminho inverso também é válido ao utilizarmos uma luminária de cristal contrastando com um ambiente bastante moderno.
4) Caso seu ambiente não possua forro, podemos adotar um visual bastante atual aplicando trilhos de iluminação em seu ambiente. Dessa forma não ficamos limitados aos pontos existentes e ao mesmo tempo conseguimos um resultado de iluminação bem legal fazendo dos trilhos parte da decoração.
Com os trilhos conseguimos levar a iluminação para onde quisermos e ao mesmo tempo conseguimos um resultado estético muito legal.
5) Podemos ser ainda um pouco mais ousados e adotar as próprias eletrocalhas aparentes para dar ao ambiente uma atmosfera mais industrial. Esse tipo de projeto é adotado se você possui um estilo mais moderno e urbano.
6) Outro caminho é utilizarmos os plafons. Apesar de parecer uma opção mais tradicional, podemos conseguir um bom efeito com eles se o objetivo não é chamar a atenção para o teto.
Plafons brancos conferem discrição e ótimo resultado de iluminação. Uma opção é sempre poder utilizar plafons direcionáveis para conseguirmos levar a iluminação para onde queremos que seja valorizado.”
(Ivan Cassola, sócio diretor da C+H Arquitetura)
Fonte: VivaDecora