Tem dias em que não há casaco ou cobertor que ajude a superar o frio dentro de casa – e um bom aquecedor elétrico é praticamente uma bênção.
Porém, é importante tomar alguns cuidados antes de começar a usar. O primeiro passo é testar a tomada em que você pretende ligar o aparelho.
Como esse tipo de aquecedor puxa muita energia, uma tomada mais “fraca” pode super aquecer e causar um incêndio (mesmo um adaptador não é a solução ideal); além disso, é bom garantir que a sua rede elétrica suporte o aparelho, para “cair” a energia. Pode ser interessante chamar um eletricista para ajudar no teste – e ele pode fazer as adaptações necessárias na rede, se for preciso.
O segundo cuidado é pesquisar bem e escolher um aparelho que tenha a potência adequada para aquecer o seu ambiente. Nem fraco demais, nem potente demais.
Testou a tomada e a rede? Escolheu o aparelho ideal para você? Leia bem as instruções do aquecedor e siga nossas dicas abaixo:
  • Mantenha ele longe de cortinas, ou de lugares com água (pias, tanques, chuveiros, máquina de lavar);
  • Jamais ligue outros aparelhos na mesma tomada do aquecedor, pois isso pode causar sobrecarga e estragar os aparelhos ou provocar incêndio;
  • Não use outros aparelhos de grande potência (como secadoras e máquinas de lavar) no mesmo circuito do aquecedor, para não provocar queda de energia;
  • Evite usar extensões. Em último caso, escolha uma com bitola de 10 A, que pode suportar a corrente;
  • Se não houver ninguém no ambiente, desligue o aparelho;
  • Para manter a eficiência, evite correntes de ar no ambiente, deixando aberturas apenas para uma circulação saudável do ar.
Acompanhe a Argos para receber mais dicas como estas!
(Crédito da imagem: Burst)