Com certeza, em algum momento, você já teve a frustração de tentar conectar um aparelho na tomada e perceber que o plugue não encaixa. Por que isso? No dia 01 de julho de 2011, foi oficializado o padrão nacional de tomadas no Brasil, por meio da NBR – 14136. Este novo padrão foi desenvolvido por um grupo coordenado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – e integrado por fabricantes de aparelhos elétricos e de plugues e tomadas – para dar mais segurança ao consumidor, ao diminuir a possibilidade de choques elétricos, incêndios e mortes.

Os plugues agora podem ser encontrados também na versão com 3 pinos, para serem utilizados em aparelhos que necessitam de aterramento como (ar-condicionado, refrigeradores, computadores). Nestes casos, o terceiro pino realiza a ligação com o fio terra, evitando choque elétrico ao ligar aparelhos que estejam em curto-circuito.

O novo formato das tomadas (em poço), também foi feito com a preocupação de diminuir acidentes, já que dificulta o contato do dedo com a corrente elétrica e impede a inserção de apenas um pino no plugue, evitando o contato acidental do usuário.

Atualmente, existem duas configurações para os plugues e para as tomadas. Plugues com o diâmetro mais fino (4 mm), para aparelhos com corrente nominal de até 10 ampères, e os plugues mais grossos (4,8 mm), para equipamentos que operam em até 20 ampères. Essa distinção é necessária para garantir a segurança dos consumidores, pois evita a ligação de equipamentos de maior potência em um ponto não especialmente projetado para essa ação.


E como funcionam as tomadas e tensões ao redor do mundo?

1) América do Sul: A maioria dos países adota 220 volts. A Colômbia e o Equador são as exceções, com 120V.
2) América do Norte: Os Estados Unidos, Canadá e México utilizam o mesmo padrão variável, de 110V a 127V.
3) Europa: Também segue padrão unificado, de 220V a 240V.
4) Oceania: As vizinhas Austrália e Nova Zelândia usam só 230V.
5) Ásia: O Japão adota 110V, enquanto China e Índia são 220V.
6) África: Na África do Sul, por exemplo, a voltagem é 220V, ou seja, compatível com aparelhos eletrônicos bivolts. Só é preciso comprar um adaptador de tomada.

Dependendo do seu país de destino, você vai necessitar de um adaptador específico.

Fonte: Inmetro