E hoje continuamos nossa série em parceria com a Aquattro Arquitetura – das arquitetas Patricia Muchinski e Marina Schuller – dando dicas de iluminação para o quarto do casal!
“O quarto do casal é um local de relaxamento na casa. Nele procuramos montar cenas de iluminação branda, evitando o ofuscamento da iluminação direta. Isso torna o ambiente mais convidativo e aconchegante. Neste caso utilizamos os artifícios da iluminação indireta, aquela em que não se vê a lâmpada propriamente dita, e sim, o resultado de sua iluminação.
Podemos trabalhar com fitas de LED embutidas em sancas no forro ou mesmo na cabeceira da cama. Pode-se propor também uma iluminação direta, porém periférica, por meio da distribuição de spots com lâmpadas tipo AR (possuem menor faixo de abertura de luz) no perímetro mais externo do quarto, fazendo a marcação de pontos de luz pelas paredes.
Entretanto, não se pode esquecer a necessidade de iluminação mais eficiente para outros momentos, como limpeza e organização. Uma opção de luminária para isso seriam os modelos com rebatedor de luz, que possuem fator bom de luminância e não causam ofuscamento por possuírem um anteparo frente à saída de luz”.
E aí, gostaram destas dicas exclusivas do nosso blog? Escrevam para nós. Semana que vem falaremos sobre o quarto das crianças. Até lá!
(crédito da foto de abertura: Casa.com.br)