Se você nota que a luz do banheiro (ou de outros cômodos da casa) fica mais fraca quando liga o chuveiro elétrico, fique de olho: pode ser um sinal de irregularidades na instalação elétrica!
Confira todos os detalhes neste excelente post da FoxLux:
“A ligação do circuito de uma residência é realizado com todas as tomadas e lâmpadas em paralelo, ou seja, a corrente elétrica se divide para todas as tomadas e lâmpadas enquanto a tensão elétrica é a mesma em todos os pontos (127v ou 220v).
Segundo a lei de Ohm, quando umas das grandezas elétricas (tensão, corrente e resistência) tem seu valor alterado, as outras automaticamente também sofrerão modificações. Como no caso de nossas residências a tensão das tomadas é fixa (127V ou 220v) e a resistência do aparelho também, a corrente é que vai ter mudanças em seus valores. No caso do circuito ser todo paralelo essa corrente irá se dividir de acordo com as demandas dos aparelhos.
Se a sua instalação elétrica estiver fora dos padrões técnicos adequados, com todos ou vários aparelhos ligados ao mesmo circuito que o chuveiro, deve ocorrer uma queda de corrente em todos os aparelhos quando o chuveiro elétrico for ligado, e aí é justamente nas lâmpadas que essa queda é mais perceptível. Apesar do efeito ser perceptível pelo enfraquecimentos da luz, todos os aparelhos terão uma queda em sua potência.
Outro agravante para essa queda de corrente é o aquecimento presente em vários pontos do mesmo circuito, como por exemplo na emenda do chuveiro, ponto onde em muitas residências o aquecimento pode acarretar o derretimento dos cabos próximo a emenda. O mau dimensionamento dos cabos do circuito do chuveiro é agravante também para este aquecimento.
Em muitos casos, quando esta queda for ocasionada pelo aquecimento de condutores e equipamentos, a vida útil de certos aparelhos eletrônicos e mesmo dos eletrodomésticos mais robustos pode ser comprometida, além de encarecer a conta de luz.
Recomendação
Caso a sua residência esteja passando por esse problema é recomendado que você entre em contato com um eletricista capacitado para que ele possa lhe propor soluções que garantam uma segurança adequada e um melhor desempenho das suas instalações elétricas.”
Fonte: FoxLux