E hoje, na nossa série em parceria com a Aquattro Arquitetura – das arquitetas Patricia Muchinski e Marina Schuller – a dica de iluminação é para o closet, espaço destinado para guardar roupas, calçados e acessórios, que geralmente conta com espelhos e poltronas para facilitar o momento de se vestir.
Antes de tudo é importante ressaltar que o objetivo principal no projeto de iluminação do closet é que o usuário possa enxergar com a maior clareza as cores e os detalhes das roupas.
Patricia e Marina sugerem para os closets uma iluminação mais geral e intensa, com amplo ângulo de abertura. “Se a escolha for por spots, que se utilize lâmpadas dicróicas ou até mesmo as par 20, com bom ângulo de abertura de luz. Os painéis de LED também podem ser indicados para estas situações, pois oferecem de forma muito eficiente a iluminação difusa”, explicam.
Segundo as arquitetas, outro artifício para destacar as roupas é colocar em frente a cada porta de armário um spot direcionável, o que resultará em mais conforto para as escolhas do dia a dia.
Plafons, lustres e pendentes estão entre as luminárias mais indicadas para este tipo de ambiente.
DICA
O projeto de iluminação deve prever onde serão os armários para que as luminárias de teto não fiquem bem embaixo dos mesmos, e sim, no meio ou em frente ao roupeiro.
Na próxima semana, nossas dicas irão para a iluminação dos banheiros. Esperamos você!
(Crédito da foto: HGTV)