Aparelho de Blu-Ray, receptor de TV por assinatura, televisão… pode não parecer, mas esses aparelhos acabam desperdiçando energia ao longo do mês – e desligá-los quando não estiverem em uso é uma ótima forma de economizar energia!

Confira essa rápida matéria que separamos para você sobre isso:

“A eletricidade consumida por aparelhos eletrônicos no modo standby pode representar um acréscimo de até 15% na conta de energia elétrica. O consumidor, no entanto, tem a chance de evitar o desperdício com uma pequena mudança de hábito: desligar os eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso.

O gerente de eficiência energética da Cemig, Leonardo Resende Rivetti, destaca que as pessoas costumam ter em casa muitos equipamentos, como DVDs ou Blu-Rays, receptores de TV por assinatura, computadores, televisão, dentre outros, e esses aparelhos – que costumam ficar normalmente ligados em modo de standby 24 horas por dia – podem elevar o valor da conta no final do mês.

“Se você deixa um equipamento ligado desnecessariamente, está desperdiçando energia. Em standby, os aparelhos consomem menos do que em uso normal, mas seria como uma torneira pingando 24 horas, todos os dias, e essa água não é utilizada. Para economizar, é necessário que o consumidor retire o equipamento da tomada. Vale ressaltar, ainda, que os equipamentos mais antigos consomem mais, no modo de espera, do que os mais modernos”, afirma.

Atualmente, os receptores de TV por assinatura são os que mais consomem energia no modo standby. Assim, apenas com o simples ato de desligar os aparelhos da tomada, o consumidor interrompe esse consumo indesejado e dispensável e ajuda na redução da fatura de energia.

“Não há dúvida de que a mudança de hábito é a melhor maneira de se evitar o consumo desnecessário. Se o consumidor sabe que vai ficar muito tempo sem usar a TV, não custa nada desligá-la. Também é importante não deixar o microondas ligado só por causa do relógio digital ou o carregador de celular conectado sem necessidade à tomada”, afirma.

Além de não deixar os equipamentos em modo standby, é sempre bom escolher o equipamento com o selo Procel ou com a etiqueta do Inmetro com a letra “A”, pois são os equipamentos mais eficientes e econômicos.”

Fonte: Diário de Araxá

Sabe o que mais você pode fazer para diminuir a tarefa? Utilizar lâmpadas de LED em casa!

Eficientes, eles aproveitam muito melhor a eletricidade do que as convencionais. E é por isso que a Argos Elétrica tem muita satisfação em tê-las no catálogo! Confira: http://argoseletrica.com/