Iniciamos o ano dando continuidade à nossa série em parceria com a Aquattro Arquitetura – das arquitetas Patricia Muchinski e Marina Schuller. Desta vez, as dicas de iluminação são para os banheiros.

Segundo as arquitetas, o mais indicado é fazer duas distribuições principais de iluminação: uma frente ao espelho e outra difusa. “Em frente ao espelho devemos procurar a centralização do usuário localizando spots no teto – um do lado direito e outro do esquerdo – distantes entre si aproximadamente 60cm. Dessa forma, o rosto será iluminado uniformemente”.

Para a segunda distribuição, Patricia sugere os painéis de LED que iluminam o banheiro como um todo. Os modelos de lâmpadas com IRC de índices entre 80 e 100 são os mais recomendados para proporcionar uma maquiagem ou barbear perfeitos.

É importante também ficar atento para as luzes dentro do box, já que muitos banheiros têm apenas um ponto central neste espaço, dificultando a iluminação do mesmo.

Atenção também para o número de interruptores – o ideal são dois, sendo um para a luz geral e outro para luzes do espelho –, e opte por objetos que resistam à umidade do ambiente.

Está gostando das nossas dicas? Então acompanhe nossa próxima publicação que trará sugestões para a iluminação da sala de jantar. Até lá!

(crédito da foto: Fryie Residential)