Nossas dicas de iluminação da vez, em parceria com a Aquattro Arquitetura, são para a Sala de Jantar! Patricia Muchinski, arquiteta da Aquattro, define bem a proposta deste espaço: “em salas de jantar queremos conforto e eficiência. Queremos ver objetos e alimentos com a melhor reprodução de cor possível, para que fiquem atrativos. Tudo sem gerar cansaço de uma iluminação forte e direta aos nossos olhos”.

Para este efeito, Patricia sugere colocar spots de lâmpada minidicróica direcionados ao prato de cada assento da mesa, destacando e tornando mais atrativa a alimentação. Outro recurso interessante são os pendentes que focam a iluminação para a mesa, não deixando vazar a luz para os lados. “Esta é uma forma de evitar o ofuscamento e ter eficiência no local correto”, acrescenta.

Tamanho certo

Considerar o tamanho da mesa de jantar também é extremamente importante no momento de desenhar o projeto do espaço. Se você optar por uma mesa com mais de 6 lugares, a sugestão é usar duas luminárias ou uma peça com um número maior de lâmpadas.

Fique atento também para que a luminária escolhida, principalmente a pendente, não seja muito pequena ao ponto de sumir na decoração e nem muito grande para dar uma sensação de desproporcionalidade ao local.

Por último, não esqueça de que as lâmpadas emitem calor, por isso, é necessário avaliar qual será usada neste tipo de ambiente, para trazer conforto térmico. Além disso, o material que será usado na tampo de mesa também precisa ser considerado pois, dependendo da matéria-prima, a luz da lâmpada pode refletir e causar desconforto visual.

Que tal nossas sugestões? Damos sequência a nossa série no próximo post, com dicas para a Sala de TV. Até semana que vem!

(crédito da imagem: Cimcal.com)